INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA NO FUTSAL
A individualidade biológica é um dos princípios do treinamento físico e sugere que somos únicos e temos respostas diferente aos estímulos oferecidos. Nos esportes, coletivos, em dupla ou individuais, exigimos de nossas capacidades físicas natas e do nosso acervo motor reações a situações conforme necessidade. Todas as capacidades físicas - força, potência, velocidade, coordenação motora e agilidade, são exigidas, porém, cada esporte ou posição atuante dentro daquela modalidade, pode exigir mais.
O futsal é considerado o esporte mais praticado no Brasil, devido às proporções da área do jogo, o menor número de jogadores e facilidade em que se pode jogar uma partida, superando o futebol, mesmo sendo o mais popular. Isso o tornou foco de pesquisa de individualidade biológica.
Após pesquisas realizadas em mais de 12 times de futsal da liga Europeia e Brasileira, o Prof Dr Rudy José Nodari Júnior e seus pesquisadores, identificaram a agilidade como principal valência exigida no esporte.
Estudos sobre exigência por posição de jogo também foram realizadas e se transformou em um laudo, onde avaliando a individualidade biológica, através da observação das impressões digitais dos indivíduos, é possível identificar e direcional qual a melhor posição de jogo para cada indivíduo.
Esse direcionamento certamente eleva o nível de desempenho do atleta, por estar atuando na posição em quem melhor seu corpo responderá aos estímulos
Salus Dermatoglifia
(49) 3521-0692 | (49) 99807-0706